Camarote Salvador 2025 Rumo ao lixo zero!

Dedicado à preservação ambiental e ao impacto social positivo, o Camarote Salvador destinou corretamente impressionantes 24,6 toneladas de resíduos durante o Carnaval, abrangendo os dias de festa e os períodos de montagem e desmontagem. Este esforço significou um aumento de 74% comparado ao ano anterior, quando 14,1 toneladas foram recicladas, evitando assim o encaminhamento para aterros. Os materiais reciclados foram destinados à Cooperativa de Catadores de Cana Brava (CAEC), beneficiando diretamente 75 famílias locais com a renda obtida.

A Premium Entretenimento, organizadora do Camarote Salvador, adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em seu planejamento de sustentabilidade. Este compromisso visa não apenas proteger o meio ambiente e o clima, mas também erradicar a pobreza e a fome, e promover os direitos humanos. Kallel Kopp, CEO da Is Eco consultoria responsável pela direção de sustentabilidade no evento, destaca: "Este plano é um passo ousado em direção a um carnaval mais verde e inclusivo...queremos mostrar que é possível ser sustentável e divertido."

“Nosso propósito é tornar o Camarote Salvador o mais sustentável no mundo. O intuito é proteger tanto o meio ambiente como as pessoas, com ações que contribuem antes, durante e depois da festa. Ficamos muito satisfeitos em ampliar os resultados da edição anterior, e vamos nos empenhar para conseguir números ainda maiores no ano que vem”, afirma Luciana Villas Boas, diretora-executiva da Premium Entretenimento.

Ao todo, foram recicladas 23,3 toneladas de materiais e compostados 1,4 toneladas de resíduos orgânicos pelo Camarote Salvador, evidenciando seu compromisso com o objetivo "Lixo Zero" e alinhamento ao ODS 12 da ONU sobre Consumo e Produção Responsáveis. Além disso, um destaque foi o reaproveitamento de cerca de 90 mil litros de água dos condicionadores de ar, utilizados na manutenção dos banheiros, em sintonia com o ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

Geração de emprego e renda

Alinhado ao ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, o Camarote Salvador realizou uma ação inovadora ao doar 405,5 kg de lonas usadas para a Costura Solidária Sustentável. Este projeto possibilitou que mulheres confeccionassem 1.800 bolsas, arrecadando aproximadamente R$34 mil.

Para a coordenadora de Sustentabilidade da Premium, Danielle Pires, é fundamental fomentar a produção e valorizar a mão de obra soteropolitana. “Além de retirar da natureza um produto que não teria outra utilidade, conseguimos agregar valor ao trabalho de um grupo composto por seis mulheres negras de Salvador. É nessa junção de benefícios ambientais e sociais que queremos e podemos atuar. A gente vem provando que o Camarote Salvador é muito mais que uma festa. Também provocamos transformação, e isso é muito gratificante”, completa.

Anualmente, o Camarote Salvador cria aproximadamente cinco mil empregos, beneficiando principalmente a comunidade local. O evento impacta significativamente a economia de Salvador, gerando um movimento econômico estimado em R$150 milhões, considerando os gastos dos participantes com acessos, passagens, hospedagens, alimentação, lazer, transporte e os investimentos da Premium Entretenimento na realização do evento.